Chamada para colaborações


Prezadas pesquisadoras e prezados pesquisadores,


Convidamos todxs a colaborarem com a 10ª edição da Revista Movimento até o dia
 3 de dezembro de 2017.

Dossiê da 10a edição da Revista Movimento:

Tecnologia e Audiovisual


O registro, a manipulação e a reprodução das imagens em movimento e do som sempre estiveram, inevitavelmente, vinculados às tecnologias. Alimentados pelo desejo de nos expressarmos, desenvolvemos máquinas, dispositivos e algoritmos audiovisuais. Como essas tecnologias, seus limites e potências, impactam e contextualizam a produção e a percepção artística? 

Hoje observamos um acelerado processo de convergências tecnológicas como consequência da digitalização dos meios. Mas esse novo cenário favoreceu uma convergência das formas, ou das mídias? Aproximou ou distanciou as novas expressões de cinema, televisão e outras audiovisualidades? Quais as reais possibilidades das novas narrativas inter/cross/transmidiáticas, da realidade virtual/aumentada e seus muitos dispositivos ubiquamente interconectados? Como se comparam essas mudanças a outras na história, como as do som e da cor nas cópias?

Para além do dualismo que propõe a tecnologia ora como mera ferramenta transparente à criação artística ora como símbolo de uma “evolução” das formas, buscamos pesquisas sensíveis às bases materiais e operacionais nas quais o cinema, a televisão e as novas formas audiovisuais estão inscritas. Neste Dossiê, portanto, buscamos pesquisas atentas à ecologia, arqueologia e ontologia audiovisuais, em correlação com investigações sobre sua base tecnológica, endógena e em constante transformação; como também nas relações exógenas que reverberam nessa materialidade, ou seja, na prática e na estética audiovisual e em sua política de circulação na sociedade; em sua relação com a indústria e com o mercado audiovisual, tanto ao longo de sua história, quanto na contemporaneidade.

Serão aceitas contribuições até o dia 03 de dezembro de 2017!

Além do dossiê, aceitamos colaboração de trabalhos em diversas seções: artigos, ensaios, traduções, entrevistas, resenhas e ensaios sobre poéticas audiovisuais finalizados e em processo.

Para formatar seu trabalho verifique as normas de publicação e baixe aqui o MODELO de trabalho para submissãoAs contribuições devem ser enviadas para o endereço: movimento@usp.br

A Revista Movimento, publicação discente do programa de pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, foi criada com a finalidade de contribuir com os debates que hoje envolvem as mais variadas áreas e linhas de pesquisa do campo Audiovisual. Com a intenção de ampliar o acesso aos trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pós-graduandas e pós-graduandos, também faz um convite para que doutoras e doutores, mestras e mestres recém titulados publiquem seus artigos como forma de estimular a reflexão entre jovens pesquisadoras e pesquisadores.


Atenciosamente,

CONSELHO EDITORIAL